Venda na Amazon - Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes

Vender na Amazon é muito mais simples do que você pensa. Confira as perguntas que recebemos de nossos vendedores e tire suas dúvidas.

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Perguntas gerais

Por que vender na Amazon?
A Amazon quer ajudar vendedores e negócios a impulsionarem suas vendas, assegurando que possam vender utilizando uma ferramenta simples e confiável. Trabalhamos sempre para atrair mais consumidores para nosso site por meio de nossa seleção de produtos, conveniência e atendimento ao cliente, enquanto os vendedores se beneficiam em ter seus produtos à venda em um site que possibilita que alcancem um número maior de clientes.
Quem pode vender na Amazon?
Qualquer pessoa ou empresa que possua um CPF ou CNPJ válido, uma conta de e-mail, conta bancária e cartão de crédito (Visa, MasterCard, Diners) ativos. O cartão de crédito é necessário para verificar que sua conta é real através da cobrança única de R$1,00. Também é usado para realizar as cobranças de taxas de vendas se o saldo de sua conta no Seller Central não for suficiente.

Vendedores precisam gerar e enviar Notas Fiscais Eletrônicas referentes às vendas feitas.
Para vender na Amazon preciso de contrato social?
Não. Você precisa apenas de um CPF ou CNPJ válido para começar a vender na Amazon. Nosso processo é desburocratizado e vendedores não precisam nos enviar contrato social ou documentos dessa natureza.
Quais produtos posso anunciar?
Atualmente, podem ser vendidos produtos de 16 categorias diferentes na Amazon.com.br. Saiba mais na página de Categorias Disponíveis.
Posso cancelar meu plano de vendas a qualquer momento?
Sim, você pode cancelar sua conta após realizar os passos abaixo:

1. Enviar todos os pedidos pendentes.
2. Cancelar todas as ofertas para removê-las do site da Amazon.
3. Resolver todas as transações com os clientes e emitir todos os reembolsos necessários.
4. Confirmar se seus dados bancários registrados são válidos para receber um pagamento final.
5. Entrar em contato com o suporte ao vendedor.

Se sua intenção for parar de vender por um período, você pode suspender suas ofertas com a opção “Definir status para férias, feriados e outras ausências”. Você também pode remover todas as ofertas, mantendo a conta aberta para uso futuro.
Posso migrar uma conta do plano de vendas Profissional para o Individual?
Sim, você pode migrar para o plano de vendas Individual a qualquer momento. Para isso, basta ir ao Seller Central e clicar em Configurações> Informação da conta> Seus serviços> Gerenciar. Selecione a opção “Fazer downgrade”. Se a conta incluir serviços que exigem um plano de vendas Profissional, é necessário cancelá-los primeiro.
Posso vender em outros países?
Sim. No plano de vendas Profissional, você tem a opção de conta unificada e pode publicar e vender seus produtos na Amazon.com.br, Amazon.com, Amazon.ca e Amazon.com.mx. Saiba mais.

Tarifas e Preços

Quanto custa vender na Amazon?
No plano de vendas Profissional é cobrada uma mensalidade de R$ 19,00. No plano Individual não é cobrada mensalidade porém existe uma taxa de R$ 2,00 por item vendido. Os vendedores pagam uma comissão nos dois planos de vendas. As taxas de vendas podem variar de acordo com a categoria à qual o produto pertence. Mais informações sobre tarifas e preços.
Quando a mensalidade começará a ser cobrada?
Apenas o plano de vendas Profissional possui mensalidade, que será cobrada mensalmente após a conclusão do cadastro, exceto caso haja uma condição promocional divulgada no site no momento da sua adesão.
Quais cartões são aceitos para pagamento?
São aceitos os cartões de crédito Visa, Mastercard e Dinners.
Posso realizar o pagamento com cartão emitido em outro país?
Sim. É possível realizar o pagamento com cartões de crédito internacionais.

Funcionamento

Como eu gerencio minha conta?
Toda a sua conta é gerenciada através do Seller Central. Nesse sistema, você tem acesso a ferramentas que vão te ajudar a gerenciar e crescer o seu negócio.
Como posso publicar minhas ofertas?
A Amazon disponibiliza duas opções para a publicação dos seus produtos:

1. Adicionar um produto - ferramenta de publicação interativa que orienta você no processo de inserir e gerenciar seu inventário. Ideal para adicionar uma publicação por vez, disponível para todos os vendedores.

2. Modelos de arquivos de inventário - ideal para adicionar diversas publicações de uma vez, disponível aos vendedores do plano de vendas Profissional.
Como fico sabendo se meus produtos foram vendidos?
A página Gerenciar pedidos, no Seller Central, fornece visualizações atualizadas sobre os pedidos. Também enviamos a você uma notificação por e-mail com o assunto "Vendido, envie agora". Os vendedores com o plano de vendas Profissional podem fazer o download de Relatórios de pedidos para ver as vendas.
Preciso vender uma quantidade mínima de produtos por mês?
Não. A Amazon não requer que você venda uma quantidade mínima de itens para continuar no nosso Marketplace.
Qual a tarifa de envio para os itens que eu vendo?
No plano de vendas Profissional, quando um cliente compra seus produtos, a Amazon aplica as configurações de envio que você definiu para calcular a tarifa de envio por peso ou item, em cada pedido. Você pode definir suas taxas de envio com um modelo baseado em item/peso ou faixa de peso. No plano de vendas Individual, a Amazon define a tarifa de envio.
Quando recebo meus pagamentos?
A Amazon deposita o pagamento em sua conta bancária quinzenalmente e avisa quando o depósito for feito. No Seller Central, você pode acompanhar o valor e a data dos próximos depósitos.

Serviços

A Amazon oferece proteção contra fraudes de cartão de crédito?
Sim. A proteção de fraudes da Amazon te ajuda a eliminar pedidos fraudulentos para seus produtos.
O que é a Garantia de A a Z?
O programa de garantia de A a Z é projetado para aquelas situações em que o cliente não recebe o produto ou recebeu um produto fisicamente diferente daquele que ele solicitou ou esperava receber. Quando os clientes têm problemas com um pedido, pedimos que ele entre em contato com você, vendedor, primeiro. Se você não resolver o problema, o cliente poderá registrar uma reclamação no programa de garantia de A a Z. Quando a Amazon receber essa reclamação, enviará a você um e-mail automático com os detalhes do mesmo. Em seguida, solicitamos uma resposta com as informações básicas do pedido e o processo de envio. Assim que as informações forem recebidas, determinaremos como resolver a reivindicação, que pode incluir o reembolso do custo do pedido para a sua conta.
Os clientes podem deixar comentários sobre meus pedidos? Por que os comentários dos clientes são importantes?
Sim, os clientes podem deixar comentários sobre os produtos que compraram e sua experiência geral com os vendedores. Como vendedor, ter feedback positivo é um fator-chave para ser bem-sucedido na Amazon, pois é a melhor maneira para outros compradores identificarem você como um vendedor confiável. Sua qualificação como vendedor, obtida dos comentários recebidos, aparece na página de ofertas de vendas e é um dos primeiros recursos que os clientes vêem. Os clientes tendem a comprar produtos de vendedores com alta classificação.
Os clientes podem parcelar as compras? Como eu recebo o pagamento de compras parceladas?
Sim, os clientes podem realizar o parcelamento no cartão de crédito em até 10 vezes sem juros. Para o vendedor o pagamento é feito integralmente no próximo ciclo de vendas, sem custo adicional independentemente do número de parcelas que o cliente tenha realizado a compra.
Você planeja vender menos que 10 itens por mês
R$ 2,00 por item + comissão
Você planeja vender mais que 10 itens por mês
R$ 19,00 por mês + comissão
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